Educação

UFPel realiza mostra de cursos nesta sexta-feira

Evento gratuito ocorre na 45ª Feira do Livro de Pelotas das 9h às 19h em estandes montados na alameda que liga o Chafariz ao Mercado Público

Paulo Rossi -

O que você quer ser quando crescer? A frase ouvida na infância torna-se um tormento a muitos jovens que estão concluindo o Ensino Médio. Após mais de dez anos de estudos na educação básica, veem-se diante de um mundo repleto de possibilidades e incertezas. Para auxiliar nessa escolha, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promove a primeira Mostra de Cursos da instituição. As mais de 97 opções de graduação serão expostas, debatidas e vivenciadas nesta sexta-feira (17) na 45º Feira do Livro de Pelotas.

A programação se estende durante manhã e tarde, das 9h às 19h, quando estandes das unidades acadêmicas da UFPel serão montados na alameda que liga o Chafariz ao Mercado Público. Neles estarão presentes coordenadores, professores e alunos dispostos a apresentar seus cursos à comunidade. Outras atividades ocorrerão paralelamente na Praça Coronel Pedro Osório e no seu entorno.

Das 9h30min às 11h30min ocorre a primeira Roda de Conversa do dia no salão principal do Grande Hotel. Professores dos cursos Engenharia Industrial Madeireira, Arquitetura e Urbanismo, Odontologia, Enfermagem e História irão falar sobre a formação acadêmica proposta pelas faculdades, além de explicar a atuação do profissional no mercado. À tarde, das 14h às 17h, será a vez dos docentes de Meteorologia, Conservação e Restauro, Artes Visuais, Filosofia, Letras e Música contarem mais sobre os cursos e o mercado de trabalho.

Cursos e performances também irão integrar a programação. Os participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) em Matemática oferecerão oficinas ao longo do dia. Às 14h o Pibid Artes Visuais ministrará uma oficina de bolsas artesanais. Logo depois, às 15h, o Pibid Teatro fará uma performance. Por fim, um cortejo será promovido pelo Pibid Música em parceria com o Programa de Extensão em Percussão da UFPel (Pepeu) às 16h30min. Todos os eventos serão na mesma alameda da mostra.

O evento será uma oportunidade para a comunidade conhecer a maior parte dos 97 cursos oferecidos pela UFPel, analisa Eleonora Santos, chefe do Núcleo de Articulação de Coordenadores dos Cursos de Graduação (Nuac). "Ainda existem muitas graduações desconhecidas na Universidade", fala. O lugar escolhido para abrigar a mostra foi a Feira do Livro por conta da grande circulação de pessoas no local e pela sua centralidade. Além disso, a possibilidade de aproveitar a estrutura existente foi fundamental para a realização da mostra em tempos de crise financeira.

A pró-reitora de ensino Maria de Fátima Cóssio avalia como fundamental essa aproximação entre a UFPel e os cidadãos. "O objetivo do evento é levar a universidade à comunidade", conta. Junto a isso, o momento é uma oportunidade de dialogar com os futuros estudantes. A Pró-Reitoria de Ensino (Pre) é responsável pela organização da mostra e estará presente para sanar dúvidas relacionadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ao Programa de Avaliação da Vida Escolar (Pave) e às ações afirmativas.

São esperados mais de 300 estudantes de escolas municipais, estaduais, particulares e do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). Outras pessoas que pensam em ingressar no ensino superior também estão convidadas a participar do evento.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Temporal causa problemas elétricos e prejuízos Anterior

Temporal causa problemas elétricos e prejuízos

A recuperação do mais antigo clube Próximo

A recuperação do mais antigo clube

Deixe seu comentário